10 Desenhos Animados Sobre Inclusão e Diferenças

10 Desenhos Animados Sobre Inclusão e Diferenças

Nós sabemos que a abordagem do assunto diferenças é SEMPRE delicada. No Somos Todos Gigantes a política é oferecer informação e empatia para que cada peculiaridade seja debatida com seriedade, respeito e naturalidade. Esta lista de animações foi cuidadosamente elaborada com o objetivo de oferecer ferramentas para pais e filhos lidarem com gargalos como preconceito e acessibilidade.

Chamem as crianças para a sala, não esqueçam a pipoca e podem dar o play porque hoje é noite de sessão cinema no STG.

1- Longe de vista

Com um traço simples e também tocante, este curta mostra as aventuras de uma garotinha cega que se perde do seu cão, mas acaba encontrando um caminho imaginário guiado por sons e aromas.

2- Porque Heloísa?

Escrito a partir da história real de uma menina que tem paralisia cerebral, Por que Heloísa? nos faz pensar na deficiência do ponto de vista da inclusão, numa abordagem que considera o ser humano integralmente e o seu direito intrínseco a uma vida plena.

3- O presente

https://youtu.be/bWINJVmc6Xg

O presente conta a história de um garoto que adora videogames e que ganha um cachorrinho que não tem uma perna. Rejeição e empatia brotam nessa história de amizade e superação. O presente é baseado e adaptado pelo animador Jacob Frey de uma pequena HQ (tirinha “Perfeição”)* do artista brasileiro Fábio Coala. O Curta participou de mais de 180 festivais de filmes, é ganhador de mais de 50 prêmios.

4- Tamara

Tamara é uma animação que conta a história de uma menina surda que sonha em ser bailarina. Seu sonho é considerável impossível para a maioria das pessoas, mas para ela não. O curta foi produzido pelo studio House Boat Animation e dirigido por Jason Marino e Craig Kitzmann.

5- Esse é o ponto

As diferenças e suas peculiaridades sendo expostas dentro de um ambiente comum a todos, um ponto de ônibus. Vídeo realizado por alunos do ensino público de Campinas dentro da ação educativa “Ciência e Arte nas Férias-2011” da UNICAMP. Este grupo participava do projeto “Construindo a Diferença com a Diferença: Cartilha de Acessibilidade” onde os alunos foram sensibilizados com entrevistas e palestras sobre o tema em questão e depois criaram o roteiro/storyboard, animaram os personagens e gravaram os sons da animação.

6- Brincadeirantes

Paulo Henrique Machado vive ligado a um respirador artificial desde um ano de idade e foi o criador deste projeto, que foi financiado através do Catarse. No curta ele mostra uma experiência vivida por ele, em que um vai ao parque Playcenter com o seu tio para brincar mas os funcionários das barracas lhe davam os prêmios, sem precisar disputar nas barracas e acabava frustrado por não poder se divertir e ser tratado de maneira especial.

7- Cuerdas

É um curta-metragem escrito e dirigido por Pedro Solís García. Cuerdas foi o vencedor de 2014 do prémio Goya® de Melhor Curta-Metragem de Animação Espanhola e Pedro Solís García recebeu o mesmo prémio em 2011 com seu primeiro curta “The Bruxa”.

A classificação do novo curta-metragem de Pedro Solis é para todas as idades e interesse especial para as crianças. O Ministério da Cultura espanhol recomendou “Cuerdas” por sua vocação educacional.

8- Milly e Molly – Episódio Elisa

Milly e Molly são duas amiguinhas de 8 anos de idade, uma loura e outra negra, que passam por diversas situações que lhes proporcionam aprendizados e exemplos de bom comportamento. Cada episódio desta série apresenta uma mensagem clara sobre valores importantes, como a honestidade, a persistência, a responsabilidade e a capacidade de perdoar. De uma forma divertida e comovente, Milly e Molly celebram as diferenças entre os seres humanos, promovendo o reconhecimento e a aceitação da diversidade.

Elisa é uma garota cega que entra na escola de Milly e Molly. As três se tornam grandes amigas e aprendem juntas a lidar com os outros colegas. A série foi originalmente produzida pelo Disney Channel mas também é exibida pelo Discovery Kids.

9- Festa nas Nuvens

Da série Dharmalog para Crianças (e também para adultos): “Festa nas Nuvens” (Partly Cloudy) é um curta de animação de 5 minutos da Pixar Animation Studios (lançado originalmente na abertura do filme “Up! Altas Aventuras”, também da Pixar, de 2009). Diverte e inspira pela história entre o pássaro Peck e a nuvem Gus, que, juntos, devem criar e entregar bebês de todas as espécies do mundo animal no planeta Terra. Outras nuvens entregam bebês mais “normais”, enquanto a missão de Peck é especialmente delicada pois os bebês são de espécies um pouco mais difíceis.

A sutileza da comunicação entre os dois, o senso de missão e companheirismo se destacam nessa história aparentemente apenas divertida do estúdio que criou Vida de Inseto, Monstros, Up!, Wall-E e a série Toy Story, e ganhou 27 Oscars até agora.

10- Min e As Mãozinhas

É uma animação voltada para crianças surdas entre três e seis anos de idade. Para finalizar esta lista, reservamos uma proposta um pouco diferente. Esta animação já tem cinco episódios disponíveis e precisa de financiamento coletivo para dar andamento ao projeto. Por isso, quem conseguir colaborar não deixe de clicar no link abaixo.

A ideia partiu de Paulo Henrique dos Santos, que trabalha com animação há cerca de sete anos. Ele desenvolveu o episódio piloto sem nenhum tipo de patrocínio. Lançado no dia 26 de setembro, em comemoração ao Dia do Surdo, celebrado no dia 29 de 2018, o vídeo já conquistou mais de 500 comentários.

Se conseguir verba, Paulo pretende lançar mais 13 episódios para a primeira temporada da produção. Para isso, lançou uma campanha de financiamento através do site Apoia.se, onde podem ser realizadas doações a partir de R$ 10.

Cada capítulo ensina cinco sinais diferentes em libras, que prometem entreter os pequenos que não escutam. Para assistir ao episódio piloto, dê play no vídeo abaixo – e não esquece de seguir o canal da Min e as Mãozinhas no Youtube.

com informações de Hypeness, Dharmalog e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

Mais notícias

10 anos do Somos Todos Gigantes em um Resort! 

Em 2025, o movimento Somos Todos Gigantes, que deu origem ao Instituto Nacional de Nanismo (INN) completa 10 anos e para comemorar preparamos um final de semana inteiro de festa! O evento será entre os dias 24 e 26 de outubro,  no Tauá Resort Alexânia,

10 anos do Somos Todos Gigantes em um Resort! 

Em 2025, o movimento Somos Todos Gigantes, que deu origem ao Instituto Nacional de Nanismo (INN) completa 10 anos e para comemorar preparamos um final de semana inteiro de festa! O evento será entre os dias 24 e 26 de outubro,  no Tauá Resort Alexânia,