Instituto Nacional de Nanismo participa de lançamento do Instituto dos Raros, em Goiânia

Instituto Nacional de Nanismo participa de lançamento do Instituto dos Raros, em Goiânia

Evento foi realizado nesta sexta-feira (23/6), com a participação do prefeito da capital, Rogério Cruz 

A presidente do Instituto Nacional de Nanismo (INN), Juliana Yamin e o líder do movimento Somos Todos Gigantes (STG), Gabriel Yamin, participaram, nesta sexta-feira (23/6), do lançamento do Instituto dos Raros Christiane Toledo (IRCT). O evento foi realizado em Goiânia, na sede do IRCT e contou também com a presença do prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, e do senador Jorge Kajuru. Na ocasião, ambos anunciaram a construção de um hospital específico para o tratamento de doenças raras que tem como objetivo servir de referência para outros estados do país. 

Durante o encontro, a presidente do IRCT, Christiane Toledo, afirmou que a união de forças entre o prefeito Rogério Cruz, o senador Jorge Kajuru e outras autoridades resultou neste dia histórico. “Somos a voz de muitos que sonharam com esse momento. Com o instituto, vamos minimizar o sofrimento de muitas pessoas”, afirmou. O prefeito, por sua vez, disse que a ideia é transformar Goiânia em referência no cuidado especializado de doenças raras. 

Para a presidente do INN, Juliana Yamin, a construção de um hospital específico para o tratamento de doenças raras é um sonho pensado por inúmeras famílias e afirmou ainda que está disposta, como representante da comunidade com nanismo, a contribuir para o que for necessário em parceria com o IRCT e também junto à Prefeitura de Goiânia. 

“Temos inúmeros desafios que começam com o diagnóstico do nanismo. Diversos acompanhamentos profissionais podem ser necessários para garantir a qualidade  de vida de uma criança ou adultos com nanismo e esse serviço é negligenciado no país todo, não apenas em Goiás. Temos crianças que precisam de fisioterapia, por exemplo, e não têm acesso. O nanismo não é apenas a baixa estatura, é um conjunto de comorbidades associadas. Além disso, são mais de 700 tipos de displasias ósseas já identificadas que resultam na baixa estatura. Ter um hospital de referência para os raros é um sonho que desejamos realizar”, completou a presidente do INN, Juliana Yamin.

O senador Jorge Kajuru agradeceu à Prefeitura de Goiânia pelo apoio ao instituto e declarou que será parceiro no custeio do IRCT. “Goiânia será referência, com esse instituto que será modelo para o Brasil. Alguns colegas senadores já demonstraram interesse em replicar essa iniciativa em seus estados”, disse. 

Apoio municipal 

O prefeito Rogério Cruz sancionou, em setembro do ano passado, lei que declara de utilidade pública o Instituto dos Raros Christiane Toledo (IRCT), para que a associação sem fins lucrativos, filantrópica, destinada ao ensino e pesquisa científica de doenças raras e outras deficiências, receba verbas públicas, com seriedade e transparência.

Foto: Jucimar de Sousa

A gestão municipal também atuou, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para a regularização do instituto, que obteve alvarás de funcionamento, da vigilância sanitária, e todos os documentos necessários para a implantação do Instituto dos Raros.

Em fala direcionada à presidente, Christiane Toledo, e colaboradores, o prefeito destacou que uma emenda impositiva de autoria do senador Jorge Kajuru será executada para dar condições de o instituto iniciar o trabalho em prol das pessoas mais necessitadas. 

O que é uma doença rara? 

São definidas como doenças raras aquelas que afetam até 65 pessoas em cada 100 mil. Estima-se que existam entre 6 mil e 8 mil tipos diferentes de doenças raras em todo o mundo. 

A lista é extensa e inclui distúrbios, como Doença de Crohn; Doença falciforme; Esclerose lateral amiotrófica; Esclerose múltipla, Síndrome de Tourette, Síndrome de Ehlers-Danlos e outros.

A maioria não tem cura, mas tem tratamentos que melhoram a qualidade de vida dos pacientes.

Mais notícias

10 anos do Somos Todos Gigantes em um Resort! 

Em 2025, o movimento Somos Todos Gigantes, que deu origem ao Instituto Nacional de Nanismo (INN) completa 10 anos e para comemorar preparamos um final de semana inteiro de festa! O evento será entre os dias 24 e 26 de outubro,  no Tauá Resort Alexânia,

10 anos do Somos Todos Gigantes em um Resort! 

Em 2025, o movimento Somos Todos Gigantes, que deu origem ao Instituto Nacional de Nanismo (INN) completa 10 anos e para comemorar preparamos um final de semana inteiro de festa! O evento será entre os dias 24 e 26 de outubro,  no Tauá Resort Alexânia,